PESO CORPORAL OU PERCENTUAL DE GORDURA?
- Lifexx
- 26 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de out. de 2020
Antes de se discutir sobre o que se levar em conta na busca sobre um corpo saudável é preciso entender o que significa cada termo. Assim sendo o que é peso corporal e o que é percentual de gordura?
Peso corporal corresponde a massa total do nosso corpo e engloba tudo, Gordura, massa, liquido, tecido etc. Já o percentual de gordura é composto de massa magra (músculos e vísceras), massa gorda (gordura) e água.
É preciso já deixar claro: emagrecer e perder peso não são a mesma coisa. O indivíduo pode perder peso na balança sem emagrecer ou, até mesmo, perceber roupas mais folgadas sem redução na balança. Como é possível?Dessa forma, é possível identificar as diferenças entre peso corporal e percentual de gordura.
Justamente por essa diferença é que muitas vezes durante o processo de emagrecimento podemos não ver mudança de peso na balança, porem a mudanças em nossas medidas. Isso se dá justamente porque seu corpo eliminou a gordura, porem outros componentes do peso corporal se manteve.
O peso corporal é medido por meio da balança, que identifica o volume total do indivíduo sem especificar a quantidade de musculatura presente no corpo, enquanto o percentual de gordura é medido por equipamentos específicos, que mapeiam a massa magra do corpo.
A nutricionista Gabriela Cilla comenta que para aferir o percentual de gordura existem casos em que o nutricionista utiliza apenas a bioimpedância (soma da gordura visceral e da subcutânea) ou o adipômetro (uma espécie de pinça que mede as dobras cutâneas e a gordura presente nelas).

Imagem: bioimpedância e adipômetro
Mas quais são os percentuais de gordura saudável para homens e mulheres?
“Em mulheres, o percentual saudável fica entre 18% e 22%. Quando abaixo de 12%, pode causar complicações na menstruação, por conta de alterações hormonais. Já entre 15% e 18%, o percentual é considerado ótimo, como costuma ser nos atletas. Acima de 22% moderado e acima 25% prejudicial para a saúde”, esclarece a nutricionista.
Nos homens, o percentual saudável fica entre 18% e 21%. O considerado excelente costuma ficar abaixo de 12%. Na faixa de 12% a 17%, é considerado um nível bom ou ótimo. “Já acima de 22% prejudicial à saúde”, alerta Cilla.
Segundo o nutricionista Alexsander Whitaker um meio de diminuir o percentual e ter mais saúde é a combinação de exercícios físicos com alimentação equilibrada adequada a cada tipo de organismo auxiliam no desenvolvimento e na manutenção de massa magra.
Perder gordura é a forma mais saudável de emagrecer. Assim, é possível promover uma mudança na composição corporal sem interferir na balança (substituindo gordura por massa muscular). Além do que, em estado de repouso, a massa muscular acelera o metabolismo, consumindo mais energia do organismo.
“O recomendado na maioria dos casos cujo percentual de gordura é o maior problema é que o peso pode não variar muito. Esse fato consiste em ‘emagrecer de maneira correta’, ou seja, as atividades físicas auxiliam na troca de massa gorda por massa magra”, completa o endocrinologista dr. Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês.
Mas é bom ficar alerta: excesso de atividade física e pouca alimentação acabam degradando a massa muscular. Isso acontece porque a massa muscular passa a ser usada como fonte de energia. O mesmo acontece com pessoas que passam por longos períodos sem se alimentar, acrescenta Whitaker.
Comments