top of page

PERDER PESO X PERDER GORDURA: SAIBA A DIFERENÇA

  • Foto do escritor: contato lifexx
    contato lifexx
  • 28 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

É comum ver pessoas que estão em busca do emagrecimento correrem constantemente para ver seus resultados na balança e muitas vezes se frustrarem por não ver refletidos nos números seus objetivos.

O fato é que perder peso e emagrecer apesar de serem muito confundidas são coisas completamente diferente. Essa diferença não está apenas no significado de cada uma, mas também no impacto de cada uma no corpo.

A gente comemora qualquer diferença na balança quando ela mostra um número menor, mas isso nem sempre quer dizer que você está ficando magra, essa diferença pode estar relacionada à perda de líquidos corporais ou musculatura. Por isso no processo de emagrecimento não deve apenas se preocupar em perder peso, mas sim também em diminuir o seu percentual de gordura.

"Para saber se houve perda de gordura corporal (que é o intuito do emagrecimento), é preciso uma avaliação minuciosa, na qual o profissional habilitado utilizará de alguns aparelhos para a avaliação, como adipômetro, fita métrica e bioimpedância (aparelho que mede percentual de gordura, massa muscular e líquidos corporais)", conta Raquel Pegoraro, nutricionista com especialização em nutrição clínica pelo GANEP.

A massa muscular é um tecido nobre, do qual não temos estoque e que não devemos perder durante o emagrecimento, já que ele dá sustentação aos ossos, compõe os órgãos e é fundamental para manter o metabolismo sempre ativo. "Temos reserva de gordura no organismo, portanto, é um tecido que pode ser perdido em um percentual adequado, melhorando a saúde e a estética corporal", explica a nutricionista.

Por isso é que se a gente perde massa magra não se trata de um emagrecimento saudável. A gordura corporal também é muito importante e tem sua função no organismo, mas seu excesso traz prejuízos à saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo II e hipertensão arterial.

Para conseguir eliminar o peso “certo”, os alimentos açucarados, processados e embutidos devem ser evitados ou até mesmo retirados do cardápio. E esse deve ser o mesmo destino da farinha de trigo refinada, do refrigerante, dos sucos de caixinha com excesso de frutose, margarinas e produtos com gordura hidrogenada e trans.

Em casos de dieta Raquel alerta "Qualquer dieta, para qualquer fim, deve sempre ser prescrita por um profissional nutricionista, que é o único, de acordo com a legislação, que pode prescrever dietas alimentares. Além disso, nunca compre um suplemento ou complemento alimentar sem prescrição médica ou nutricional. Saúde não tem preço!”.

Já na parte dos exercícios, é importante combinar uma atividade aeróbica, como caminhadas, corridas, natação ou dança, por exemplo, com uma atividade anaeróbica, como musculação, ginástica localizada ou pilates. Em se tratando do tema emagrecimento, as atividades aeróbicas são as mais indicadas e a orientação e acompanhamento de um educador físico também é indispensável para um bom resultado.

Dessa forma podemos concluir que o emagrecimento é saudável de fato quando associamos exercícios físicos com reeducação alimentar, combinação obrigatória, e mais trabalhora, que se feito da forma certa ajuda a perder gordura corporal.

"Qualquer dieta, para qualquer fim, deve sempre ser prescrita por um profissional nutricionista, que é o único, de acordo com a legislação, que pode prescrever dietas alimentares. Além disso, nunca compre um suplemento ou complemento alimentar sem prescrição médica ou nutricional. Saúde não tem preço!", alerta Raquel.

RESUMINDO:

O que é perder peso?

A perda de peso é a diminuição total de quilos do corpo. Essa diminuição não indica necessariamente, o emagrecimento, uma vez que o organismo é composto por ossos, órgãos, músculos, gordura, pele e água.

A redução de peso, portanto, pode indicar que o corpo perdeu tanto gordura quanto líquidos ou massa muscular.

E emagrecer, o que é?

O processo de emagrecimento, porém, indica exclusivamente que o corpo diminuiu em percentual de gordura. E ele pode acontecer mesmo que a pessoa não veja diferença nos ponteiros da balança.

Comentarios


© 2023 por Perda de Peso - A jornada. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page