top of page

FOTOPROTEÇÃO

  • Foto do escritor: Lifexx
    Lifexx
  • 17 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura

A pele é o maior órgão do corpo humano e consequentemente o que mais sofre com os efeitos nocivos da radiação ultravioleta (UV). Além de manchas, envelhecimento precoce e de provocar uma série de doenças conhecidas como fotodermatoses, a luz solar é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele, que responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 165.580 novos casos de câncer de pele não melanoma (tumor maligno com baixa taxa de mortalidade) foram registrados entre homens e mulheres para cada ano do biênio 2018-2019.

Apesar de possuir mecanismos naturais de defesa, a pele não consegue se proteger dos danos causados pelo sol sem a ajuda de fotoprotetores. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) cerca de 63% das pessoas se expõem ao sol sem qualquer proteção.

Existem três tipos de fotoproteção: tópica, mecânica e oral.

· A fotoproteção tópica é feita com o uso do protetor solar, que pode ser encontrado sob a forma de emulsão, óleo, gel, aerossol, bastão, loção, entre outras. Se usados de forma correta, os protetores solares são capazes de reduzir significativamente a incidência de doenças de pele.

· Já a fotoproteção mecânica é caracterizada pelo uso de roupas, chapéus, bonés, óculos escuros e guarda-sóis, por exemplo. Existem, inclusive roupas fabricadas com tecnologia que contam com fator de proteção solar 50, conseguindo filtrar até 98% da radiação sobre a pele.

· Por fim, a fotoproteção oral é obtida pelo consumo de alimentos e suplementos alimentares que contêm substâncias bioativas com efeitos antioxidantes, como os carotenoides.

O contato da luz solar provoca a liberação de radicais livres pela pele, moléculas que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular. Os fotoprotetores orais evitam este efeito por meio do combate aos radicais livres.

Porem a sociedade brasileira de dermatologia adverte, é fundamental a junção dos 3 tipos de fotoproteção para garantir uma pele saudável e prevenir futuros problemas de pele.


FONTE:Sociedade Brasileira de Dermatologia

Comments


© 2023 por Perda de Peso - A jornada. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page