FICAR MUITO TEMPO SEM COMER EMAGRECE?
- contato lifexx
- 11 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
A obesidade é responsável por várias doenças, como: diabetes, problemas cardíacos e vasculares entre outras. Uma dieta balanceada e a pratica regular de atividade física está associada diretamente a prevenção destas doenças e a obesidade.
A obesidade além dos problemas citados anteriormente também desencadeia distúrbios psicológicos como a depressão e a ansiedade, devido à baixa autoestima.
Manter o corpo em forma é importante não somente para fins estéticos, mas principalmente para o bom funcionamento de todo organismo e para manter o corpo em dia muitas pessoas acabam cometendo loucuras comprometendo a saúde seguindo dietas radicais, onde há exclusão de alguns grupos de alimentos que são de extrema importância para nossa saúde.
Ficando longos períodos sem comer muitas pessoas acreditam que será possível a perca de gordura corpórea, porem tal pensamento é totalmente equivocado. Quando se fica muito tempo sem se alimentar a fonte de energia para realização de tarefas diárias é reduzida e afim de que o nível energético não caia o organismo armazenará tudo que for ingerido em forma de gordura, pois não sabe o momento que será reabastecido.
Uma pesquisa recente realizada pela nutricionista Roberta Cassani, do Instituto de Nutrição, em Itu, aponta que quanto maior o número de horas sem colocar nada na boca, mais avantajada a circunferência abdominal tende a ficar. O achado é fruto de uma análise de hábitos e características de 379 mulheres de 10 a 75 anos de idade.
Além disso como o nosso corpo entende o jejum como um estresse biológico muito grande, o nível de cortisol aumenta provocando retenção de líquido e acúmulo de gordura. Eu brinco que é a famosa ''graxa na pochete'', afirma a nutricionista Kelen Nadaleti.
Muitas dietas no início apresentam perca de peso na balança, porém esse peso perdido é proveniente dos músculos e não da gordura, pois o corpo vai usar primeiro a energia presente nos seus músculos (glicogênio) antes de queimar gordura. Segundo a nutricionista Nicolle Venturi “fechar a boca é uma maneira bem rápida de perder peso, mas não necessariamente de emagrecer. Essa perda pode ser de água ou de músculo, e o que realmente se deseja quando pensamos em emagrecer é diminuir gordura", esclarece.
Ao ser retirada a energia dos músculos, o índice de massa magra diminui, o que é ruim. Quanto menor for nosso índice de massa magra, mais lento será o processo de perda de peso, já que os músculos utilizam energia para sua manutenção, mesmo estando em repouso.
Como ninguém consegue passar fome por muito tempo, a dieta é deixada de lado e em pouco tempo haverá ganho de todo o peso perdido e mais um pouco, isso porque como dito anteriormente não houve perda de gordura, e sim massa magra, líquidos e nutrientes fundamentais ao corpo, gerando assim o temido efeito sanfona.
Para emagrecer é preciso ingerir menos calorias do que é necessário, com essa redução nosso organismo irá buscar energia armazenada em forma de gordura, pois nosso corpo não para de queimar calorias, sejam elas vindas de calorias imediatas ou estocadas a partir da gordura.
Em contra partida quando a ingestão calórica maior que nosso consumo energético, dificilmente a gordura utilizada será armazenada e consequentemente haverá o ganho de percentual de gordura.
Por isso o ideal é uma alimentação estratégica, que nada mais é que selecionar os alimentos que contribuem para seu o emagrecimento e ao mesmo tempo proporcionam saciedade e nutrição de verdade. Vale lembrar que antes de embarcar em qualquer grande mudança alimentar a importância de procurar um profissional capacidade para te auxiliar de modo a não trazer prejuízos à saúde, pois SAÚDE NÃO TEM PREÇO!
Comentários