JÁ OUVIU FALAR DE GORDURA VISCERAL?
- Lifexx
- 30 de out. de 2020
- 2 min de leitura
A gordura que se acumula no interior da barriga, muito abaixo da pele, é chamada de gordura visceral. Ela se instala por cima dos órgãos, como o fígado, estômago, intestino e coração, dificultando o funcionamento deles e provocando uma síndrome metabólica. O excesso de gordura na região da barriga pode aumentar o risco de doenças cardíacas, pressão alta e diabetes.

Os depósitos viscerais são realmente importantes para o organismo, pois protegem os órgãos internos dos efeitos do meio ambiente. No entanto, a sua massa total não deve exceder de 10% a 15% da quantidade total de gordura corporal.
O que causa a gordura visceral?
O acúmulo excessivo de gordura visceral é causado principalmente por uma predisposição genética. Mas o nosso modo de vida também desempenha um papel importante nisso. Por exemplo, muitos sabem que os homens (mesmo os magros) conseguem criar a chamada “barriguinha de cerveja”. A bebida e o consumo de açúcar e carboidratos, acabam criando esse depósito de gordura.
Após a menopausa, independentemente da estrutura e do formato do corpo e da predisposição genética, o corpo da mulher reduz drasticamente a produção de estrogênio e as chances de ganhar mais tecido visceral aumentam significativamente.
Prevenção
Em primeiro lugar, você precisa adotar uma dieta saudável. Aumente a ingestão de legumes, já que o total de nossa ingestão diária de alimentos deve consistir em 70% de frutas e legumes. Reduza o consumo de gorduras animais (manteiga, vitela ou porco) e similares de origem vegetal (óleo de palma e óleo de coco).
Também é necessário evitar as gorduras trans que são usadas para a criação de vários substitutos de óleos naturais (a chamada margarina, imitação barata da manteiga, por exemplo). Além disso, esse ingrediente frequentemente é utilizado na preparação de cupcakes, muffins, biscoitos e outros alimentos do mesmo tipo.
Verifique sua dieta e elimine os alimentos com alto índice glicêmico. Tais produtos aumentam drasticamente o teor de açúcar no sangue, o que gera uma falta de controle da síntese de insulina.
E, O MAIS IMPORTANTE, TENTE ENCONTRAR TEMPO PARA SE EXERCITAR REGULARMENTE.
Queime a gordura visceral com atividades físicas intensas, como correr, nadar, andar de bicicleta, jogar futebol, dança, tênis ou caminhada, por exemplo. O principal inimigo da gordura interna é a atividade física. Movimente-se mais e siga as regras da alimentação saudável. Você vai ver como esse tecido vai ser eliminado dia após dia, como sorvete em um dia de verão.
Para complementar os benefícios da alimentação saudável, pratique atividades físicas que aumentem seu metabolismo basal e façam com que seu corpo queime mais gordura. E uma dica: ao contrário do que se costumava pensar, exercícios de força, como musculação, também são bastante indicados para quem deseja perder gordura.
Referência: Revista criatividade e saúde
Comments